Aquisição da escrita de alunos bilíngues (pomerano/português): relação percepção/escrita

Marceli Tessmer Blank

Resumo


Este trabalho tem como objetivo geral descrever e analisar a percepção e os erros de escrita de contrastes fonológicos das obstruintes do português de crianças bilíngues (pomerano/português), do 1º ao 4º ano do ensino fundamental, no que tange ao traço [sonoro], e compará-los a crianças intermediárias e monolíngues, a fim de discutir possíveis diferenças na relação percepção, escrita e conhecimento linguístico. O estudo baseia-se na análise de testes de percepção e de escrita controlada, aplicados a 143 crianças. Os resultados apontam para diferenças no desempenho ortográfico e perceptual dos grupos pesquisados, revelando uma organização mais dinâmica dos Bilíngues; uma relação não tão direta entre percepção e escrita dos Monolíngues; e dificuldades, tanto na percepção quanto na escrita, dos Intermediários, justamente por estarem em um ambiente de imprecisão acústica. Mesmo se utilizando de estratégias distintas, todos os grupos apresentam avanços no processo de aquisição da escrita ao longo dos anos pesquisados. 


Palavras-chave


Percepção; Conhecimento Linguístico; Aquisição da Escrita; pomerano-português.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21879

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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