Gestos de ensino. Um dispositivo de trabalho com a língua na pesquisa
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BORBA, M. R. S. As contribuições da Escrita na Produção do Saber. Novos Gestos de Ensino. Curitiba: Appris, 2020.
BUENO, M. C. O processo de atribuição de sentidos na leitura de Guimarães Rosa. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) – Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, 2006.
MACHADO, L. A. D. À flor da pele: subjetividade, clínica e cinema no contemporâneo. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2010.
ORLANDI, E. P. (Org.) Gestos de leitura. Tradução de Bethania Mariani, Freda Indursky e outros. Campinas: Unicamp, 1994.
ORLANDI, E. P. Interpretação. Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.
PAYER, M. O. Educação popular e linguagem. Reprodução, confrontos e deslocamentos de sentidos. Campinas: Unicamp, 1993.
PAYER, M. O. e CELADA, M. T. (Orgs.). Subjetivação e Processos de Identificação. Sujeitos e línguas em práticas discursivas – inflexões no ensino. Campinas: Pontes, 2016.
PAYER, M. O. Escrever, (d)enunciar a verdade, sugerir sentidos. In: MARIANI, B. (Org.). A escrita e os escritos. Reflexões em Análise do discurso e psicanálise. São Carlos: Claraluz, 2006.
PAYER, M. O. Processos, modos e mecanismos da identificação entre o sujeito e a(s) língua(s). Gragoatá, Niterói, v. 18, n. 34, p. 183-214, 2013.
PÊCHEUX, M. Delimitações, inversões, deslocamentos. Tradução de J. W. Geraldi. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 19, p. 7-24, 1990.
PÊCHEUX, M. O discurso. Estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1992.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso. Uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de E. P. Orlandi e outros. Campinas: Unicamp, 1988. Tradução de: Les vérités de la Palice.
SANTOS, B. S. Crítica da razão indolente. Contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2010.
DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v24i3.20991
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.