Procedimentos para uma intervenção pedagógica na perspectiva discursiva
Resumo
Este trabalho objetiva fundamentar teórica e metodologicamente as pesquisas de cunho intervencionista no ensino de línguas com base na Análise Materialista de Discurso (AD). Para tanto, a partir de uma retomada do escopo teórico-analítico da AD abordando os conceitos-chave para a abordagem do ensino, desenvolveremos o conceito de unidade didático-discursiva a fim de sistematizar a organização do trabalho pedagógico na perspectiva discursiva. Por fim, construiremos um percurso exemplificado para o planejamento de projetos de ensino na área de letras. Assim, entendemos que a AD fornece importantes subsídios para a intervenção pedagógica com foco no desenvolvimento da autoria, contribuindo significativamente para a formação inicial e continuada de professores de línguas.
Palavras-chave
Análise de Discurso; Procedimentos Metodológicos; Ensino de Línguas; Unidade didático-discursiva; Autoria.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v24i3.20026
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.