Uma proposta de ressignificação de ensino de gramática à luz da língua em funcionamento

Maristela Cury Sarian

Resumo


Este artigo tem por objetivo dar visibilidade a um trabalho sobre ensino de gramática de língua portuguesa desenvolvido em um curso de Letras de uma universidade pública. Ancoradas nos pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso Materialista, da História das Ideias Linguísticas na relação com a AD e com a Semântica Histórica da Enunciação, objetivamos colocar em evidência o modo pelo qual esses campos têm produzido deslocamentos a respeito do saber sobre o ensino de língua portuguesa na universidade e na escola. Apresentaremos as condições de produção que ensejaram a elaboração desta proposta e colocaremos em destaque os gestos de interpretação que atravessaram essa prática de ensino, alicerçada no funcionamento da língua. Como resultado, indicamos a criação de possibilidades de ressignificação do ensino de gramática na educação básica e na educação superior, efeito da abertura de espaços para o processo de constituição da autoria inscrita na repetição histórica.


Palavras-chave


Letras; Profletras; Formação de professores; Língua portuguesa; Livro didático.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v24i3.19930

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