Desafios do português brasileiro como língua adicional para a cidadania global

Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Ricardo Nascimento Abreu, Raquel Meister Ko. Freitag

Resumo


O objetivo deste artigo é discutir os desafios de ensinar português como língua adicional quando se quer desenvolver a consciência crítica intercultural e a cidadania linguística. Assim, após a retomada de conceitos norteadores dessa discussão, demarcam-se algumas lutas simbólicas que o português, na variedade brasileira, enfrenta, e, por meio de uma metodologia documental, evidenciam-se alguns entraves decorrentes da ausência de políticas estatais consolidadas para o fortalecimento do Brasil como referência no acolhimento de diferentes variedades, como a sub-representação e a estereotipia. Os resultados da análise dos dois livros didáticos, produzidos em perspectiva intercultural, indicam que os desafios para a materialização de um projeto de cidadania linguística estão associados à falta de sensibilidade local, regional, nacional e global, que estão parcialmente presentes em ambos os livros, e aos conhecimentos limitados acerca da cidadania global, por isso pouco contribuem com a difusão da diversidade linguística brasileira, que permanece negligenciada em cada um deles.

Palavras-chave


Português brasileiro; Política linguística; Estereotipia; Interculturalidade.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v24i2.19359

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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