A internacionalização da língua portuguesa em tempos de crise do COVID-19: Educação e cenário globalizado

Rosana Helena Nunes, Kleber Aparecido da Silva

Resumo


O texto discute a questão da internacionalização da Língua Portuguesa, como língua adicional, no cenário da globalização, e a diversidade linguística. A Língua Portuguesa tem atingido um patamar no ranking de línguas mais faladas no mundo, o que permite pensar em internacionalização da língua. O artigo apresenta três partes. Na primeira parte, a globalização em tempo de crise da Covid-19 e o modo de produção capitalista. A segunda, as cinco políticas (PENNYCOOK, 1998; 1999; 2001) para elucidar o estatuto da língua em contexto de globalização e internacionalização. Na terceira, a Língua Portuguesa, como ferramenta de contato entre diferentes povos, em tempo de crise. E, por fim, a proposta de uma pedagogia humanizadora no ensino de Língua Portuguesa. A pesquisa fundamenta-se em Pennycook (1998; 1999; 2001); Calvet (2007); Freire (1987; 1997); Nunes (2019); Santos (2020); Oliveira (2008; 2013).

Palavras-chave


internacionalização da língua portuguesa; tempos de crise do COVID-19; cenário globalizado

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v24i2.19266

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ISSN (digital): 1983-2400

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