“Activité théorique, activité poétique”: de Benveniste a Meschonnic

Daiane Neumann

Resumo


O objetivo deste artigo é problematizar a atividade teórica e a atividade poética, concebendo-as como solidárias. Essa discussão se torna possível, neste texto, a partir do resgate da concepção de linguagem proposta por Baudelaire, Benjamin e Agamben, em finais do século XIX e inícios e meados do século XX. É em Benveniste, no entanto, que encontramos a teorização e a reflexão linguística acerca dessa linguagem que é colocada no centro da constituição do conhecimento, do homem, da cultura, da sociedade. O percurso teórico aqui esboçado é que torna possível a discussão apresentada por Meschonnic, ao considerar que a atividade teórica e a atividade poética são solidárias.

Palavras-chave


Atividade teórica; Atividade poética; Émile Benveniste; Henri Meschonnic.

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, Giorgio. Infância e história – Destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

BAUDELAIRE, Charles. Œuvres complètes. Paris: R. Laffont, 1980.

BENJAMIN, Walter. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem do homem. Escritos sobre mito e linguagem. São Paulo: Editora 34, 2011.

BENJAMIN, Walter. Sobre o programa da filosofia por vir. 1. Ed. Tradução Helano Ribeiro. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2019.

DESSONS, Gérard. Émile Benveniste, l’invention du discours. Paris: Éditions IN PRESS, 2006.

MESCHONNIC, Henri. La rime et la vie. France: Éditions Verdier, 1989/ Gallimard, 2006.

MESCHONNIC, Henri. Critique du rythme: antropologie historique du language. Lonrai, França: Éditions Verdier, 2009.

NEUMANN, D. La modernité et les études du langage. Revista investigações, Recife, v. 29, n. 2, p. 26-436, 2016.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. São Paulo: Editora Cultrix, 2004.




DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v23i3.17796

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons