O reconhecimento da língua para a compreensão do mundo: a questão da leitura
Resumo
Este texto tem como objetivo fazer uma reflexão acerca dos sentidos do termo “frase” empregado no texto de Émile Benveniste Os níveis de análise linguística, produzido em 1962, relacionando-o com o texto A forma e o sentido na linguagem, 1966. A questão posta é trazer as considerações presentes nesses textos de Benveniste, a fim de pensar o ensino da leitura na escola, enquanto uma atividade enunciativa. Insistimos, pois, em um ensino de uma língua que sirva para viver, o que requer do professor um trabalho cuja metodologia não se abrevie puramente em saberes metalinguísticos, pautados em nomenclaturas e classificações, mas que exija um domínio de exercício de linguagem – sempre singular a cada ato de apropriação das formas. Assim, investir em uma proposta de ensino da língua a partir de uma concepção enunciativa é oportunizar ao estudante sua posição de sujeito do seu discurso, do mundo, da sua história.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BENVENISTE, Émile. (1958). Da subjetividade na linguagem. In: BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. 5. ed. Tradução Maria da Glória Novak e Maria Luisa Salum. Campinas, SP: Pontes Editores, 2005. p. 284-293.
BENVENISTE, Émile. (1962). Os níveis da análise linguística. In: BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. 5. ed. Tradução Maria da Glória Novak e Maria Luisa Salum. Campinas, SP: Pontes Editores, 2005. p. 127-140.
BENVENISTE, Émile. (1965). A linguagem e a experiência humana. In: BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. 2. ed. Tradução Eduardo Guimarães et al. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006. p. 68-80.
BENVENISTE, Émile. (1966-1967). A forma e o sentido na linguagem. In: BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. 2. ed. Tradução Eduardo Guimarães et al. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006. p. 220-242.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
FLORES, Valdir do Nascimento et al. (Org.). Dicionário de Linguística da Enunciação. São Paulo: Contexto, 2009.
FLORES, Valdir do Nascimento. Introdução à Teoria Enunciativa de Benveniste. São Paulo: Parábola, 2013.
NORMAND, Claudine. Convite à linguística. São Paulo: Contexto, 2009.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. Tradução Antônio Chelini, José Paulo Paes, Izidoro Blikstein. Organização Charles Bally, Albert Sechehaye. Colaboração de Albert Riedlinger. 27. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v23i3.17788
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.