Zu Verwendung und Potential von Online-Lernprogrammen und Apps für den Deutschunterricht: Erfahrungen aus Brasilien
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDF (Deutsch)Referências
BARKOWSKI, H. et al. Deutsch als fremde Sprache. [DLL Einheit 3]. München: Klett-Langenscheidt, 2014.
BIEBIGHÄUSER, K. DaF-Lernen mit Apps. Zur Einleitung der Sondernummer. German as a Foreign Language, v. 2015, n. 2, S. 1–15, 2015.
BIELSCHOWSKY, C. E. Qualidade na educação superior a distância no Brasil: onde estamos, para onde vamos? Revista EaD em Foco v. 8, n. 1, p. 1-26, 2018. https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.709
BORNHORST, J. Möglichkeiten und Grenzen multimedialer Sprachprogramme am Beispiel von redaktion-D. In: ABRAPA (Hg.). V Brasilianischer Deutschlehrerkongress – II Deutschlehrerkongress des MERCOSUL – Tagungsband. São Leopoldo: ABRAPA, S. 495–496, 2003.
BRASH, B.; PFEIL, A. Unterrichten mit digitalen Medien. [DLL-Einheit 9]. Stuttgart: Klett, 2017.
BUDIU, R.: Native Apps, Web Apps and Hybrid Apps. 2017. Online verfügbar unter: https://www.nngroup.com/articles/mobile-native-apps/. Abgerufen am 02.11.2019.
CROMPTON, H. Mobile learning: new approach, new theory. In: BERGE, Z. L.; MUILENBURG, L. Y. (Hg.). Handbook of mobile learning. London: Routledge, 2013. S. 47–57.
CUNHA, A. P.; SEUS, L. G. Visitando teses e dissertações: Formação de professores e ensino mediado por TIC em foco. ARTEFACTUM – Revista de Estudos em Linguagem e Tecnologia - ANO XI, n. 1, p. 1-16, 2019.
FALK, S. Ap(p)ropos mobil – Über den Einsatz von Apps im DaF-Unterricht. German als a Foreign Language, v. 2015, n. 2, p. 15-31, 2015.
FRIESEN BLUME, R. Prática como componente curricular – Desafio e oportunidade na formação universitária de professores de alemão no Brasil. In: BOHUNOVSKY, R. (Hg.). Ensinar alemão no Brasil. Contextos e Conteúdos. Curitiba: Editora UFPR, 2011. S. 53–68.
GRÄTZ, R. Das magische Dreieck im internetgestützten Fremdsprachenunterricht. Über den Zusammenhang von Mediendidaktik, Ludwig Wittgensteins Kommunikationstheorie und Spielpädagogik. In: ABRAPA (Hg.). IV Congresso Brasileiro de Professores de Alemão – Anais. Curitiba: ABRAPA, S. 61–70, 2000.
GRILLI, M. A abordagem contrastiva no ensino de alemão após inglês e os desafios na graduação em Letras. In: UPHOFF, D. et al. (Hg.). O ensino de alemão em contexto universitário. Modalidades, desafios e perspectivas. São Paulo: Humanitas, 2017. S. 145–167.
GRÜNEWALD, A. Digitale Medien und soziale Netzwerke im Kontext des Lernens und Lehrens von Sprachen. In: BURWITZ-MELZER et al. (Hg.). Handbuch Fremdsprachenunterricht. [6. Auflage]. Tübingen: A. Francke, 2016. S. 463–466.
LEFFA, V. O ensino de línguas estrangeiras nas comunidades virtuais. In: IV Seminário de línguas estrangeiras, 2001, Goiânia. Anais do IV Seminário de Línguas Estrangeiras. Goiânia: UFG, v. 1, S. 95–108, 2002.
LOOSEN, W. Methoden der Kommunikationsforschung. In: WEISCHENBERG, S.; KLEINSTEUBER, H.; PÖRKSEN, B. (Hg.). Handbuch Journalismus und Medien. Konstanz: UVK Verlagsgesellschaft, 2005. S. 299–306.
MARQUES-SCHÄFER, G.; MELLO, D. Tecnologias móveis em contexto universitário. In: ABEG (Hg.). Anais do 1º Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG) 09-11 de novembro 2015 –São Paulo: USP.
MARQUES-SCHÄFER, G.; BIEBIGHÄUSER, K. Aspekte der Mündlichkeit in der WhatsApp-Interaktion zwischen brasilianischen Deutschlernenden und angehenden DaF-Lehrenden. Deutsch als Fremdsprache, v. 2, S. 76-86, 2017.
MARQUES-SCHÄFER, G.; MARINS, R. 10 ideias práticas para o uso do celular em contexto de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Projekt, v. 55, S. 27, 2017.
MARQUES-SCHÄFER, G. O potencial de grupo tutoriado no WhatsApp para o fomento de diálogos colaborativos e aquisição de vocabulário em língua estrangeira. Polifonia: Estudos da Linguagem, v. 24, S. 10–29, 2017.
MARQUES-SCHÄFER, G.; ORLANDO, A. A. Concepções de aprendizagem de línguas e o Duolingo: uma análise crítica sobre sua proposta e experiências de aprendizes. Texto Livre, v. 11, n. 3, S. 228-251, 2018. https://doi.org/10.17851/1983-3652.11.3.228-251
MARQUES-SCHÄFER, G.; ROZENFELD, C.C. F. Ensino de línguas e tecnologias móveis: Políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco. São Paulo: Edições Hipótese, 2018.
MEISTER, H.; SHALABY, D. E-Learning. Ismaning: Hueber, 2014.
OLIVEIRA, P. Deutsch Lernen und Lehren mit elektronischen Mitteln: von der alltäglichen Anwendung bis zum virtuellen Klassenraum. In: ABRAPA (Hg.). V Brasilianischer Deutschlehrerkongress – II Deutschlehrerkongress des MERCOSUL – Tagungsband. São Leopoldo: ABRAPA, S. 280–299, 2003.
PEREIRA, R. Motivação para aprendizado do alemão em contexto extensionista. In: UPHOFF, D. et al. (Hg.). Alemão em contexto universitário. Ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Humanitas, 2019. S. 193–216.
PORST, R. Fragebogen. Ein Arbeitsbuch. [3. Auflage.] Wiesbaden: Verlag für Sozialwissenschaften, 2011.
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, p. 1–6, 2001. https://doi.org/10.1108/10748120110424816
REDECKER, C. European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. Luxemburg: Publications Office of the European Union, 2017.
ROCHE, J. Handbuch Mediendidaktik. Ismaning: Hueber, 2008.
ROCHE, J. (Hg.). Medienwissenschaft und Mediendidaktik. Tübingen: Narr, 2019.
RÖSLER, D. Deutsch als Fremdsprache. Eine Einführung. Stuttgart: Metzler, 2012. https://doi.org/10.1007/978-3-476-05284-1
RÖSLER, D.; WÜRFFEL, N. Lehrmaterialien und Medien. [DLL-Einheit 5.] Stuttgart: Klett, 2013.
ROZENFELD, C. C. F.; EVANGELISTA, M. C. R. G. O ambiente virtual na formação inicial de professores de alemão como apoio para o ensino e a aprendizagem da língua e a reflexão sobre ações docentes. Pandaemonium Germanicum, v. 18, S. 214-247, 2011.
SALOMO, D.; MOHR, I. DaF für Jugendliche. [DLL Einheit 10]. Stuttgart: Klett, 2016.
SANTOS, L. M. Panorama das pesquisas sobre TDIC e formação de professores de língua inglesa em LA: um levantamento bibliográfico a partir da base de dissertações/teses da CAPES. Revista brasileira de linguística aplicada, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, S. 15-36, Mar. 2013. https://doi.org/10.1590/S1984-63982013000100002
SCHIFTER, C; STEWART, C. M. Technologies and the classroom come to age. After century of growth. In: SCHIFTER, C. C. et al. (Hg.). Teaching and learning with technology. Beyond constructivism. New York, London: Taylor & Francis, S. 3–26, 2010. https://doi.org/10.4324/9780203852057
SCHOMBURG, H. Handbuch zur Durchführung von Absolventenstudien. Kassel: Wissenschaftliches Zentrum für Berufs- und Hochschulforschung, 2001.
SOTO, U.; GREGOLIN, I. V.; ROZENFELD, C. C. F. A Formação Inicial de Professores de Línguas: Ações Virtuais Colaborativas para a Articulação Teoria-Prática-Reflexão. In: SILVA, K. A. et al. (Hg.). A formação de professores de línguas: novos olhares, v. 2. Campinas: Pontes, 2012. S. 259-282.
TAVANGARIAN, D. et al. Is E-Learning the Solution for Individual Learning? Electronic Journal of E-Learning (EJEL), v. 2, n. 2, S. 273-280, 2004.
VALENTIM, H. D. Para uma Compreensão do Mobile Learning. Reflexão sobre a utilidade das tecnologias móveis na aprendizagem informal e para a construção de ambientes pessoais de aprendizagem. 2009. Promotionsarbeit (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas). Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2009.
VOERKEL, P. Deutsch als Chance: Ausbildung, Qualifikation und Verbleib von Absolventen brasilianischer Deutschstudiengänge. Promotionsarbeit. Jena: ThULB, 2017. Online verfügbar unter: https://www.db-thueringen.de/receive/dbt_mods_00033644. Abgerufen am 08.11.2019.
WEININGER, M. Echtes Lernen in virtueller Realität. In: ABRAPA (Hg.): IV Congresso Brasileiro de Professores de Alemão – Anais. Curitiba: ABRAPA, S. 637, 2000.
DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v23i2.17577
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.