Consciência fonológica, leitura e compreensão leitora no alemão como língua adicional

Jordana Taís Konrad, Aline Lorandi

Resumo


O presente artigo tem como objetivo promover o desenvolvimento da consciência fonológica de crianças brasileiras aprendizes de língua alemã como língua adicional, estimulado via instrução explícita de aspectos fonético-fonológicos, e verificar se a consciência fonológica pode influenciar no processo de leitura e na compreensão leitora. A pesquisa contou com 30 participantes (entre 10 e 11 anos), 18 do grupo experimental e 12 do controle. A metodologia englobou pré- e pós-teste, envolvendo: tarefas de CF, uma atividade de leitura e compreensão leitora e uma de leitura em voz alta. Na segunda etapa da pesquisa, foram realizados os momentos de instrução explícita em sala de aula, para o trabalho com os sons-alvo da pesquisa. Os resultados revelaram que a instrução explícita proporcionou uma melhora estatisticamente significativa da consciência fonológica dos aprendizes, o que não influenciou, necessariamente, a leitura e compreensão leitora na língua alemã como língua adicional durante o tempo de avaliação da pesquisa.


Palavras-chave


Consciência Fonológica; Compreensão Leitora; Instrução com Foco na Forma; Língua Adicional; Língua Alemã.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v23i2.17408

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

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