Análise dos movimentos oculares durante a leitura de questões matemáticas por alunos de Engenharia que reprovaram em Cálculo Diferencial Integral I

Maria Marilei Soistak Christo, Ângela Inês Klein, Luis Mauricio Martins de Resende, Romeu Miqueias Szmoski, Rafael Ribaski Borges, Dominik Grätz

Resumo


Nesta pesquisa, foram analisados os movimentos oculares de estudantes de Engenharia da UTFPR durante a leitura de questões matemáticas em frente a um rastreador ocular. Participaram da primeira fase 47 alunos que finalizavam a disciplina de Cálculo Diferencial Integral I. Na segunda etapa, participaram nove alunos que reprovaram e refizeram o teste após cursarem CDI I novamente. O objetivo foi comparar os movimentos oculares destes nove alunos que reprovaram em Cálculo Diferencial Integral I os quais leram e resolveram as mesmas questões em dois semestres subsequentes. A partir dos resultados, verificou-se que houve aumento no número de acertos, o tempo médio de resolução e a média das fixações diminuíram, assim como a média de sacadas em duas questões. Por meio da análise dos mapas de calor, foi possível verificar que os comportamentos se repetiram nas duas etapas. Desta forma, conclui-se que os alunos que cursavam a disciplina pela segunda vez apresentaram maior familiaridade com os termos matemáticos presentes nos problemas, porém, esta familiaridade não resultou em maior entendimento ou compreensão do problema já que o índice de acertos continuou baixo mesmo na repetição do teste.


Palavras-chave


Movimentos oculares; Matemática; Leitura; Reprovação.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v23i2.17389

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ISSN (digital): 1983-2400

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