Desenvolvimento da autonomia na escrita em língua adicional através do feedback por pares: um relato de experiência

Rafael Zaccaron

Resumo


Tendo por base o conceito de escrita como um processo (HYLAND; HYLAND, 2006), neste relato de experiência, apresento a implementação do processo de feedback por pares na produção escrita realizada na aula de inglês como língua adicional do curso Extracurricular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tal movimento visa, a longo prazo, desenvolver a autonomia dos aprendizes e sua criticidade. A sequência de procedimentos para implantação do feedback por pares é apresentada. Esse relato também apresenta alguns dados preliminares de uma pesquisa longitudinal sobre feedback por pares. Respostas dadas pelos participantes, através de um questionário de percepção, são analisadas e relacionadas com o relato. Finalizo com um balanço da atividade apontando os desafios e os benefícios de tal movimento para a sala de aula.


Palavras-chave


Autonomia na escrita; Feedback por pares; Aprendizagem colaborativa; Inglês como língua adicional.

Texto completo:

PDF

Referências


BEAUFORT, A. Learning the Trade: A Social Apprenticeship Model for Gaining Writing Expertise. Written Communication, v. 17, n. 2, p. 185-223, 2000.

https://doi.org/10.1177/0741088300017002002

BITCHENER, J. A reflection on ‘the language learning potential' of written CF. Journal of Second Language Writing, v. 21, p. 348– 363, 2012. https://doi.org/10.1016/j.jslw.2012.09.006

BORG, S.; AL-BUSAIDI, S. Learner Autonomy: English Language Teachers’ Beliefs and Practices. London: British Council, 2012.

CHANG, C. Y. Two decades of research in L2 peer review. Journal of Writing Research, v. 8, n. 1, p. 81-117, 2016. https://doi.org/0.17239/jowr-2016.08.01.03

CÔTÉ, R. A. Peer Feedback in Anonymous Peer Review in an EFL Writing Class in Spain. Gist Education and Learning Research Journal, v. 9, p. 67-87, 2014.

FIGUEIREDO, F. J. Q. Aprendendo com os erros: uma perspectiva comunicativa de ensino de línguas. Goiânia: Editora da UFG, 2002.

FIGUEIREDO, F. J. Q.; RIGONATO, L. G. N. A utilização de um formulário de orientação na correção com os pares: um estudo com alunos do nível intermediário de um curso de línguas. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 16, n. 2, p. 156-178, 2017.

FIGUEIREDO, F. J. Q.; VIEIRA, P. F. M. D. A correção dialogada entre professora e alunos: os benefícios dessa ferramenta colaborativa no processo de revisão de textos escritos em inglês. In: TOMITCH, L. M. B.; HEBERLE, V. M. (org.) Perspectivas atuais de aprendizagem e ensino de línguas. 1. ed. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, v.1, 2017. p. 153-200.

HO, M.; SAVIGNON, S. Face-to-face and computer-mediated peer review in EFL writing. CALICO Journal, v. 24, n. 2, p. 269–290, 2007. https://doi.org/10.1558/cj.v24i2.269-290

HOLEC, H. Autonomy in foreign language learning. Oxford: Pergamon, 1981.

HYLAND, K.; HYLAND, F. Feedback on second language students’ writing. Language Teaching, v. 39, n. 2, p. 83-101, 2006. https://doi.org/10.1017/S0261444806003399

LEANDRO, D. C.; WEISSHEIMER, J. Escrita colaborativa de flash fiction e aprendizagem de Inglês como L2: o desenvolvimento da acurácia gramatical e densidade lexical. Raído, v. 11, n. 27, p. 323-337, 2017. https://doi.org/10.30612/raido.v11i27.5658

LIU, J.; EDWARDS, J. Peer response in second language writing classrooms. 2. ed. Ann Arbor, MI: University of Michigan Press, 2018.

LONG, M. Second language acquisition and task-based language teaching. Malden, MA: Wiley Blackwell, 2015.

MARTINS, A.; REIS, E. C. (2015). Internacionalização na UFSC: Análise do Programa Inglês Sem Fronteiras e do Curso Extracurricular de Inglês. In: XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária (CIGU). Mar del Plata (Anais). p. 1-14.

SINCLAIR, B. Learner autonomy: The next phase? In: SINCLAIR, B.; MCGRATH, I.; LAMB, T. (Eds.), Learner autonomy, teacher autonomy: Future directions. Harlow: Longman, 2000. p. 4-14.

SILVA, S. L. A. escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência. Domínios de Lingu@gem, v. 7, n. 1, p. 245-262, jun. 2013.

SILVEIRA, R. The relationship between writing instruction and EFL students’ revision processes. Linguagem & Ensino, v. 2, n. 2, p. 109-127, 1999.

SHIGUNOV NETO, A.; MACIEL, L. S. B. Refletindo sobre o passado, o presente e as propostas futuras na formação de professores. Revista Internacional de Formação de Professores, [S.l.], p. 172-186, mai. 2016.

SHRUM, J.; GLISAN, E. Teacher’s Handbook: Contextualized Language Instruction. 4. ed. Cengage Learning, 2009.

STORCH, N. Collaborative writing: Product, process, and students’ reflections. Journal of Second Language Writing, v. 14, n. 3, p. 153–173, 2005.

SWAIN, M. The output hypothesis and beyond: Mediating acquisition through collaborative dialogue. In: LANTOLF, J. (org.) Sociocultural Theory and Second Language Learning. Oxford: Oxford University Press, 2000.

SWAIN, M.; BROOKS, L.; TOCALLI-BELLER, A. Peer-peer dialogue as a means of second language learning. Annual Review of Applied Linguistics, v. 22, p. 171-185, 2002. https://doi.org/10.1017/S0267190502000090

VAN COMPERNOLLE, R. A. Interaction and second language development: A Vygotskian perspective. Amsterdam: John Benjamins, 2015.

WEININGER, M. Continuamos do aquário em direção ao mar aberto? Mais mudanças no papel do professor e do aluno. In: LEFFA, V. J. O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. 2. ed. Pelotas: EDUCAT, 2008. p. 45-74.

ZACCARON, R.; XHAFAJ, D.; D’ELY, R. “Só mais um minutinho, teacher”: planejamento estratégico colaborativo e individual para tarefas orais em L2 em uma escola pública. Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, v. 72, n. 3, p. 401-426, 2019. https://doi.org/10.5007/2175-8026.2019v72n3p401




DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v23i2.17348

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons