Percepções de alunos de Letras-inglês para as potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais

Marcus Souza Araújo

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar a percepção de dois alunos do curso de Letras-Inglês sobre a aprendizagem com o uso das tecnologias digitais. Os dados foram gerados em uma disciplina curricular acadêmica específica sobre tecnologias deste curso de uma universidade federal do norte do país. A presente pesquisa se constitui como um estudo de caso qualitativo (STAKE, 1995; YIN, 2015) e utiliza como instrumentos de pesquisa dois questionários, uma entrevista e relatos reflexivos. O referencial teórico baseia-se nos usos das tecnologias digitais (BATES, 2016; ECHEVERRÍA, 2015; PISCHETOLA, 2016; entre outros) e nos conceitos de formação reflexiva de professores (LIBERALI, 2010; NÓVOA, 1995, 2014; RAMOS, 2015; SCHÖN, 1983, 2000; entre outros). Os resultados apontam que uma disciplina acadêmica específica sobre tecnologias tem papel relevante no curso de formação inicial de professores de inglês, pois além de mostrar a diversidade de aprendizagem com diferentes interfaces tecnológicas digitais, possibilita, também, que o futuro professor venha a refletir a respeito das potencialidades e da apropriação dessas tecnologias para fins pedagógicos.

Palavras-chave


Tecnologias digitais; Formação de professores; Aprendizagem de inglês.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v23i2.17340

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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