A escrita no ensino fundamental II: uma análise linguística do erro ortográfico à luz dos modelos baseados no uso

Alcione de Oliveira Souza

Resumo


Este artigo traz um recorte da Dissertação de Mestrado intitulada “Consciência Fonológica e Ortografia: uma intervenção na escrita de alunos do Ensino Fundamental II” (SOUZA, 2018), que investigou a eficácia de um plano de intervenção pedagógica aplicado a alunos, com dificuldades fono-ortográficas, matriculados no 6º ano de uma escola pública de Montes Claros/MG. Este recorte apresentará a primeira etapa do estudo supracitado, referente ao diagnóstico e à caracterização dos principais erros ortográficos encontrados, que foram analisados à luz dos Modelos Baseados no Uso. Os resultados indicaram o apagamento do “r” final em verbos no infinitivo como o tipo mais comum, causado pela transposição para a escrita da realização fonética referente à ausência do segmento sonoro /r/ em coda na sílaba final dos verbos infinitivos produzida pela comunidade linguística à qual os alunos pertencem.

Palavras-chave


Erros ortográficos; Modelos baseados no uso; Ensino fundamental II.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v23i2.17338

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ISSN (digital): 1983-2400

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