Uma proposta pedagógica para o ensino das literaturas dos países de língua portuguesa na China: teoria da estética da recepção em prática

Xueqing Li

Resumo


O presente artigo concentra-se na análise do estado da arte do ensino das literaturas dos países de língua portuguesa (PLP) na China e, também, na discussão de uma nova proposta metodológica para a aula de literatura para aprendentes chineses de português língua estrangeira (PLE). Para isso, o ponto de partida teórico será a teoria da estética da recepção e do efeito, de Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser. O objetivo específico será justificar a importância desta e outras teorias como orientação para os professores escolherem as obras, os autores e os métodos de ensino que facilitem a compreensão dos alunos e estimulem mais interações entre a obra e os aprendentes, a fim de contribuir para o aprimoramento das práticas vigentes na aula de literatura. Por fim, esta reflexão faz-se necessária tornar a aprendizagem de literatura uma experiência valorizadora da estética como ponto de convergência da compreensão cultural, competência intercultural e competências linguísticas.


Palavras-chave


Ensino da literatura; Língua portuguesa; Estética da recepção; PLE na China; Português para falantes de mandarim.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v23i2.17266

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons