Littératies universitaires : Epistémologies, pratiques de l’écrit et expériences pédagogiques en interface dans l’enseignement supérieur

Cynthia Agra de Brito Neves, Fernanda Correa Silveira Galli, Guillaume Nassau

Resumo


Présentation

Texto completo:

PDF (Français (France))

Referências


AUTHIER-REVUZ, J. Palavras incertas: as não coincidências do dizer. Campinas: Editora da UNICAMP, 1998.

BARTON, D. Literacy: an introduction to the ecology of written language. London: Blackwell, 1994.

BUZAN, T. The mind map book. 2. ed. London: BBC Books, 1995.

COSTA, E. V. Práticas de formação de professores de português língua adicional em um Instituto Cultural Brasileiro no exterior. Dissertação (Mestrado em Letras). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.

COSTA, E. V. Eventos de formação de professores de português como língua adicional: a organização das práticas e as trajetórias de participação em um estudo interpretativo sobre aprender a ensinar. Tese (Doutorado em Letras). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.

FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, v. Eletrônico, n. Especial, p. 357-369, 2ª parte, 2011.

FISCHER, A. Os usos da língua na construção de sujeitos letrados: relações entre a esfera escolar e a acadêmica. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 32, n. 2, p. 215-224, 2010.

GEE, J. P. Social linguistics and literacies: ideology in discourses. London: Falmer, 1996.

GINZBURG, C. Mitos, Emblemas, Sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

KALANTZIS, M.; COPE, B. A multiliteracies pedagogy: a pedagogical supplement. In: KALANTZIS, M.; COPE, B. (Eds.) Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London and New York: Routledge, 2005. p. 239-248.

KLEIMAN, A. B. Processos identitários na formação profissional - O professor como agente de Letramento. In: CORRÊA, M.; BOCH, F. Ensino de língua: representação e letramento. Campinas, SP. Mercado das Letras, 2006.

STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

STREET, B. V. Social literacies: critical approaches to literacy development, ethnography and education. London: Longman, 1995.




DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.17156

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons