Littératies universitaires : Epistémologies, pratiques de l’écrit et expériences pédagogiques en interface dans l’enseignement supérieur
Resumo
Texto completo:
PDF (Français (France))Referências
AUTHIER-REVUZ, J. Palavras incertas: as não coincidências do dizer. Campinas: Editora da UNICAMP, 1998.
BARTON, D. Literacy: an introduction to the ecology of written language. London: Blackwell, 1994.
BUZAN, T. The mind map book. 2. ed. London: BBC Books, 1995.
COSTA, E. V. Práticas de formação de professores de português língua adicional em um Instituto Cultural Brasileiro no exterior. Dissertação (Mestrado em Letras). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.
COSTA, E. V. Eventos de formação de professores de português como língua adicional: a organização das práticas e as trajetórias de participação em um estudo interpretativo sobre aprender a ensinar. Tese (Doutorado em Letras). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.
FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, v. Eletrônico, n. Especial, p. 357-369, 2ª parte, 2011.
FISCHER, A. Os usos da língua na construção de sujeitos letrados: relações entre a esfera escolar e a acadêmica. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 32, n. 2, p. 215-224, 2010.
GEE, J. P. Social linguistics and literacies: ideology in discourses. London: Falmer, 1996.
GINZBURG, C. Mitos, Emblemas, Sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
KALANTZIS, M.; COPE, B. A multiliteracies pedagogy: a pedagogical supplement. In: KALANTZIS, M.; COPE, B. (Eds.) Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London and New York: Routledge, 2005. p. 239-248.
KLEIMAN, A. B. Processos identitários na formação profissional - O professor como agente de Letramento. In: CORRÊA, M.; BOCH, F. Ensino de língua: representação e letramento. Campinas, SP. Mercado das Letras, 2006.
STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
STREET, B. V. Social literacies: critical approaches to literacy development, ethnography and education. London: Longman, 1995.
DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.17156
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.