Letramento acadêmico: dimensões mostradas e escondidas em rasuras em contexto digital
Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar rasuras em artigos de opinião elaborados por acadêmicos, em contexto digital, verificando se elas poderiam sinalizar negociações (no sentido de Authier-Revuz, 1998) com dimensões escondidas das práticas de letramento acadêmicas (STREET, 2010). As rasuras analisadas emergiram de práticas escritas realizadas em uma disciplina de Leitura e Produção de Textos, de uma instituição privada. Fundamentados na perspectiva dos Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 1998), com foco na problematização das dimensões escondidas, e numa visão enunciativa-discursiva de linguagem, verificamos que as rasuras apontavam para quatro negociações mais recorrentes ligadas: à seleção do léxico; à norma linguística; ao enquadramento do gênero; aos posicionamentos expressos nos textos. Nessas negociações, pôde-se ver o escrevente ora lidando com dimensões mostradas, mas opacas, como aquelas ligadas à norma linguística; ora com dimensões escondidas (não explicitadas na avaliação dos textos) das práticas letradas acadêmicas, como aquelas ligadas ao enquadramento do gênero e aos posicionamentos sociais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.17149
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.