O ensino de leitura voltado a universitários indígenas: análise de uma unidade didática à luz dos Estudos de Letramento Acadêmico

Camila Dilli, Bruna Morelo, Margarete Schlatter

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar uma unidade didática sobre abstracts e analisar de que modo as tarefas implementam princípios e orientações pedagógicas construídas com base nos Estudos de Letramento Acadêmico (LEA; STREET, 1998, 2006; LILLIS, 2001). O material didático foi desenvolvido para um curso no âmbito das Ações Afirmativas em uma universidade federal brasileira, uma ação pedagógica na área da linguagem que visava à permanência de estudantes indígenas até a diplomação. A partir da perspectiva dos Estudos de Letramento Acadêmico e de diretrizes pedagógicas que privilegiam práticas sociais (RGS, 2009), sintetizamos princípios para orientar o desenho de cursos e orientações para elaboração de tarefas de leitura. A seguir, analisamos de que modo essas diretrizes foram atualizadas no material didático. Por fim, destacamos possíveis contribuições da proposta pedagógica para o enfrentamento de desafios advindos da implementação de políticas que apoiam a ampliação da participação de grupos minoritários na educação superior.

Palavras-chave


Letramento acadêmico; Ações afirmativas; Estudantes indígenas; Material didático.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.17145

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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