A interlocução com os pares na formação profissional e a construção da identidade do professor-autor-formador
Resumo
O presente trabalho analisa a construção da identidade do professor-autor-formador em um contexto acadêmico de indução à prática docente, à reflexão continuada sobre as práticas e ao registro escrito de atividades pedagógicas visando a promover o diálogo e a troca de conhecimentos com os pares e a comunidade profissional mais ampla. Desde uma perspectiva de formação de professores como uma prática social emergente das interações entre professores (NÓVOA, 1995; PÉREZ-GÓMEZ, 1995; GARCEZ; SCHLATTER, 2017; COSTA, 2018), são descritos eventos de formação em que duas professoras negociam a criação de uma unidade didática e a apresentação dos materiais em um evento acadêmico. Ao construir a identidade de professoras-autoras-formadoras, as participantes constituíram um repertório de trajetórias paradigmáticas (WENGER, 1998) a partir da investigação de suas práticas pedagógicas e do estabelecimento de parcerias em coautoria, atividades que constituem letramentos acadêmico-profissionais valorizados nas comunidades de prática em que participam.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.17143
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Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
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