Da dimensão sociocomunicativa à arquitetura textual na abordagem didática do gênero resenha acadêmica
Resumo
O objetivo deste trabalho é socializar uma experiência didática de produção do gênero resenha acadêmica com alunos de graduação em Letras, destacando as capacidades e operações de linguagem postas em funcionamento pelos alunos durante atividades de escrita e reescrita. Os aportes teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo associados à abordagem dos Letramentos Acadêmicos conduzem nossas reflexões sobre aspectos sociocomunicativos e textuais-discursivos da resenha e do processo de didatização empreendido. Os dados foram gerados em pesquisa-ação de caráter qualitativo-interpretativista, mediante a condução de atividades com o gênero que culminaram na produção de resenhas pelos alunos. Na avaliação dos textos, observamos que as mudanças frente à apropriação do gênero ocorreram com mais intensidade no nível das capacidades discursivas e linguístico-discursivas, que, na materialidade do texto, revelam questões relacionadas a papéis sociais e identidades que se constroem na vivência com a escrita acadêmica e os conhecimentos de determinado campo disciplinar.
Palavras-chave
Letramentos Acadêmicos; Resenha; Capacidades de linguagem; Abordagem Didática.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.17140
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.