Letramentos acadêmicos em PLE: escrevendo a sociedade e a cultura brasileira na Coreia do Sul
Resumo
Este artigo apresenta uma prática de escrita realizada com estudantes de Estudos Brasileiros no contexto do ensino superior sul-coreano. Partindo-se do modelo ideológico de letramento (STREET, 1995), empregou-se o gênero portfólio como dispositivo didático com o objetivo principal de desenvolver a autonomia dos estudantes e o seu posicionamento crítico em relação aos tópicos socioculturais tratados durante o semestre letivo. A organização das etapas que envolveram essa prática, bem como as produções textuais dela resultantes, indicam, em relação ao grupo de estudantes coreanos que dela participaram, i. uma baixa familiaridade com práticas pedagógicas voltadas para o letramento acadêmico de modelo ideológico, sejam essas práticas em LE ou em LM; ii. a capacidade de se engajar na prática de escrita proposta, a despeito do pouco contato prévio com o gênero portfólio, produzindo textos críticos que configuram autoria; e iii. a avaliação desse tipo de prática pedagógica como importante para a aprendizagem da língua-cultura alvo, além de mais relevante do que práticas tradicionais não voltadas para o letramento de modelo ideológico.
Palavras-chave
Letramentos acadêmicos em PLE; Portfólio; Ensino superior; Estudos Brasileiros; Coreia do Sul.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.16674
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.