Compreensões sobre a formação para o/do ato de escrever na esfera acadêmica sob a perspectiva histórico-cultural
Resumo
Este artigo discute processos de instrução e desenvolvimento de sujeitos em eventos com a escrita na esfera acadêmica na tentativa de compreender o percurso de formação para o/do ato de escrever. Os dados gerados correspondem à disciplina de Leitura e Produção Textual (LPTA) de uma universidade pública do sul do Brasil, tendo como participantes graduandas em Letras-Português e tutora a distância. Para a análise dos dados, adotou-se epistemologia analítica de base histórico-cultural, que tem como fundamento estudos bakhtinianos e vigotskianos com ênfase na educação em linguagem para a emancipação humana. Os resultados sinalizam para a prevalência de movimentos mais estacionários no que tange à ampliação de repertório cultural dos interactantes em se tratando dos objetos culturais em questão, em especial motivados pela rarefação da ocupação cronotópica dos eventos, o que evidencia que a configuração organizacional de disciplinas de LPTA no ensino superior precisa ser repensada.
Palavras-chave
Esfera acadêmica; Formação para o/do ato de escrever; Abordagem histórico-cultural.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.16672
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.