Experiências com a escrita na pós-graduação brasileira: uma proposta de diálogo com os letramentos acadêmicos
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal discutir os lugares da escrita na pós-graduação brasileira. Para isso, realiza uma análise de postagens de pós-graduandos que relatam experiências com esse processo na rede social Facebook. O estudo guia-se pelos pressupostos dos letramentos (STREET, 1995; GEE, 2001), com foco na proposta de estudo dos letramentos acadêmicos no contexto brasileiro (FISCHER, 2010; FIAD, 2011). Metodologicamente, a análise guia-se pelo paradigma indiciário (GINZBURG, 1986), reconhecendo os dados de pesquisa como autenticamente dialógicos (BAKHTIN, 2011). Como resultado, o trabalho indica que há uma percepção complexa acerca da escrita na pós-graduação brasileira, associando-a como prática que transforma as formas com as quais o pós-graduando enxerga a si e suas relações de trabalho nesta esfera.
Palavras-chave
Escrita; Pós-graduação; Letramentos acadêmicos.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i3.16666
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.