Elementos de gamificação presentes em Livros Literários Infantis digitais interativos em formato de Aplicativo (LLIA): análise de práticas multiletradas na formação de leitores
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ASSE, Roberta. A trilha. São Paulo: Editora Peirópolis, 2014. Book app.
CEZAROTTO, Matheus Araújo; BATTAIOLA, André Luiz. Avaliação de jogabilidade em jogos para crianças com discalculia: proposta de heurísticas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ERGONOMIA E USABILIDADE DE INTERFACES HUMANO TECNOLÓGICA, 16., 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.
COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. New media, new learning. In: COLE, David R.; PULEN, Darren L. (Ed.). Multiliteracies in motion: current theory and practice. New York: Routledge, 2010. p. 87-104.
CORRERO, Cristina; REAL, Neus. Panorámica de la literatura digital para la educación infantil. Textura, Canoas, n. 32, p. 224-244, set./dez. 2014.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Renote - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 1-9, jan./jul. 2013.
GARCÍA-RODRÍGUEZ, Araceli; GÓMEZ-DÍAS, Raquel. Lectura digital infantil: dispositivos, aplicaciones y contenidos. Barcelona: Editorial UOC, 2016.
HAYLES, N. Katherine. Literatura eletrônica: novos horizontes para o literário. São Paulo: Global; Passo Fundo: UPF Editora, 2009.
HELLE, Merete Pryds; SLOCINSKA, Kamila. Wuwu & Co.: a magical picture book. Copenhague: Step in Books, 2015. Book app.
JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
KAPP, Karl M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer, 2012.
KIRCHOF, Edgar Roberto. O desaparecimento do autor nas tramas da literatura digital: uma reflexão foucaultiana. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 34, n. 56, p. 47-63, jan./jun. 2009.
KRESS, Gunther R. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York; London: Routledge, 2010.
KRESS, Gunther R.; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. New York: Routledge, 1996.
LEFFA, Vilson J.; MARZARI, Gabriela Q. Design da página interativa na perspectiva da semiótica social. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 12, n. 2, p. 495-516, maio/ago. 2012.
MASSI, Augusto; KONDO, Daniel. Monstros do cinema. São Paulo: Editora SESI-SP, 2016. Book app.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: _____. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 9-30.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Oficina de linguística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
NIEMANN, Christoph. Chomp. [S.l.]: Fox & Sheep, 2016. Book app.
NOSY CROW. Goldilocks and Little Bear. Ilustrações de Ed Bryan. Londres: Nosy Crow, 2015. Book app.
PEREIRA, Thales Estefani. Storytelling em e-picturebooks e implicações cognitivas. 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em Artes, Cultura e Linguagens) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SERAFINI, Frank; KACHORSKY, Danielle; AGUILERA, Earl. Picturebooks 2.0: transmedial features across narrative platforms. Journal of Children’s Literature, v. 41, n. 2, p. 16–24, mar./jun. 2015.
SERAFINI, Frank; KACHORSKY, Danielle; AGUILERA, Earl. Picture books in the digital age. The Reading Teacher, v. 69, n. 5, p. 509-512, mar./abr. 2016.
SARGEANT, Betty. What is an ebook? What is a Book App? And why should we care? An analysis of contemporary digital picture books. Children’s Literature in Education, v. 46, n. 4, p. 454-466, dez. 2015.
TURRIÓN, Celia. Narrativa infantil y juvenil digital: ¿Qué ofrecen las nuevas formas al lector literario? 2014. 550 f. Tese (Doutorado em Didática da Língua e da Literatura) – Faculdade de Ciências da Educação, Universidade Autônoma de Barcelona. Barcelona, 2014.
YOKOTA, Junko; TEALE, William H. Picture books and the digital world: educators making informed choices. The Reading Teacher, v. 67, n. 8, p. 577-585, 2014.
ZAJĄC, Michał. Book apps for younger children: between a book and a computer game. Ars Educandi, Varsóvia, n. 10, p. 63-70, dez. 2013.
ZIRALDO. Flicts. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2014. Book app.
DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i4.16473
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.