A gamificação e o ensino/aprendizagem de segunda língua: um olhar investigativo sobre o Duolingo

Cláudio Ricardo Corrêa

Resumo


Este estudo aborda como ocorre o ensino/aprendizagem de segunda língua – por meio da educação online aberta – procurando-se responder se é possível aprender uma língua adicional e “como” isso acontece, tendo como viés o uso de tecnologias digitais e a gamificação do ensino. O objetivo foi alcançado por meio de um estudo qualitativo sobre o curso/aplicativo Duolingo­ – que se propõe a ensinar línguas utilizando características de gamificação. O artigo se baseia em uma pesquisa qualitativa para a qual foram selecionados participantes adultos – falantes nativos de língua portuguesa, que não tiveram instrução formal da língua-alvo –, que fizeram testes de nivelamento comparativos (iniciais e finais), com o propósito de averiguar a aprendizagem. Também foram agregados outros meios digitais de educação aberta, disponíveis para prática, interação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de competência linguística.

Palavras-chave


Ensino/aprendizagem de segunda língua; Ensino online aberto; Gamificação; Tecnologias digitais

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i4.16471

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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