Read and Speak English Online Dynamically (ReSPOnD): uma proposta de curso híbrido em língua inglesa na abordagem sala de aula invertida

Susana Cristina dos Reis, Edoardo Pletsch

Resumo


O uso de metodologias ativas no ensino desafia as atuais demandas educacionais em disseminação no contexto acadêmico. Em vista disso, é urgente pensarmos em novas alternativas de materiais didáticos digitais que corroboram com tais teorias, já que ensinar línguas em uma modalidade híbrida requer também planejar conteúdos que incluam em sua gênese a inter-relação entre pressupostos teóricos e práticos. Para contribuir com essa discussão, neste artigo apresentamos um módulo de curso híbrido de língua inglesa, em que aliamos em seu design os pressupostos da sala de aula invertida (BERGMANN; SAMS, 2016) e da pedagogia de gêneros (ROSE; MARTIN, 2012). Por meio de um estudo de caso, testamos a versão piloto do curso e avaliamos a proposta. Exemplos de atividades são descritas neste artigo e os resultados iniciais mostram-se efetivos, visto que o material permitiu a prática das habilidades linguísticas de modo integrado, explorando tecnologias na modalidade invertida.


Palavras-chave


Sala de aula invertida; Material didático digital; Pedagogia de gêneros; Curso Híbrido; Língua Inglesa.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i1.16150

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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