Argumentative Questions in an EFL Material: Fostering Students’ International Mobility
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDF (English)Referências
BAKHTIN, M. Questões de Literatura e Estética: a teoria do romance. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.
BAKHTIN, M. (VOLOSHINOV). Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.
DAVYDOV, V. The Content and unsolved problems of Activity Theory. In: ENGESTRÖM, Y.; MIETTINEN, R.; PUNAMÄKI, R. (Eds, Perspectives on Activity Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1999, p. 39-52. https://doi.org/10.1017/CBO9780511812774.004
ENGESTRÖM, Y. Perspectives on Activity Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. https://doi.org/10.1017/CBO9780511812774
LARRÉ, J. Inglês nas diversas áreas da universidade: uma possibilidade baseada na argumentação a partir da produção de documentários. Curitiba: Appris, 2019.
LARRÉ, J. Uma trama a várias mãos: a escrita colaborativa na sala de aula de língua inglesa. (Unpublished master’s thesis). 2010. Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), UFRPE, Recife. 195 p. Access: 01 jan. 2018. Available in: https://bit.ly/2V5oMEk
LEONTIEV, A. Activity and Consciousness. In: KONSTANTINOV, F. V. Philosophy in the USSR, Problems of Dialectical Materialism (Moscow, 1977, p. 180-202). Available in: Marxists Internet Archive . Access: March 07, 2019.
MARX, K.; ENGELS, F. (1945). A ideologia alemã. São Paulo: Centauro, 2011.
FERREIRA, M. Contribuições da teoria sócio-histórico-cultural e da atividade para o ensino-aprendizagem da língua estrangeira. In: LIBERALI, F.; MATEUS, E.; DAMIANOVIC, M. C. (orgs.) A Teoria da Atividade Social Recriando Realidades Sociais. Campinas: Editora Pontes, 2012, p. 61-89.
LEITÃO, S. O lugar da argumentação na construção do conhecimento em sala de aula. In: LEITÃO, S.; DAMIANOVIC, M. (orgs.) Argumentação na escola: O conhecimento em construção. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011, p. 13-47.
LIBERALI, F. Argumentation: Tool and object in teacher education. In: MEDRADO, B.; REICHMANN, C. Projetos e práticas na formação de professores de língua inglesa. João Pessoa: 2012, p. 191-227.
RICHTER, C. Resumos científicos e Apresentação de Pôster em Congresso Internacional: Inglês Acadêmico Além-fronteiras na UFPE. In: Anais do I Seminário Nacional LIGUE: Linguagem, Línguas, Escola e Ensino II Seminário Nacional LAELI: Linguística Aplicada e o Educador De Língua Inglesa Aprender na Atividade Argumentativa Escola- Comunidade-Universidade, Recife, 2012a, p. 12-13.
RICHTER, C. O ensino da língua inglesa para fins específicos na universidade: a formação do discente - pesquisador. Oral communication presented in II Seminário Internacional de Línguas para Fins Específicos. LINFE. FATEC. São Paulo, 2012b.
RICHTER, C. A linguística aplicada e a TASHC: A performance discente na aula de língua estrangeira na universidade. Seminar presented in II Pocket Symposium: Linguística Aplicada e Análise e Discussão de Dados. UFPE, Recife, 2012 c.
ROJO, R. & MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
LIBERALI, F. Argumentação em contexto escolar. São Paulo: Pontes, 2013.
MAGALHÃES, M. A linguagem na formação de professores como profissionais reflexivos e críticos. In: MAGALHÃES, M. (Org). A formação do professor como profissional crítico. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009, p. 45-63.
MATEUS, E. In: LIBERALI, F. Argumentação em contexto escolar. São Paulo: Pontes, 2013.
NININ, M. O. G. Da pergunta como ato monológico avaliativo à pergunta como espaço para expansão dialógica: uma investigação à luz da Linguística Aplicada sobre modos de perguntar. São Carlos: Pedro e João, 2013.
SANNINO, A.; DANIELS, H.; GUTIERREZ, K. Activity theory between historical engagement and future-making practice. In: SANNINO, A.; DANIELS, H.; GUTIERREZ, K. Learning and Expanding with Activity Theory. New York: CUP, 2009. p. 1-19. https://doi.org/10.1017/CBO9780511809989
DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i1.16135
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.