Das práticas sociais ao conteúdo temático: interfaces da intervenção no gênero redação do Enem
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 277-326. Original publicado em 1952-53.
BLANCHOT, Maurice. Foucault como o imagino. Lisboa: Relógio D’Água, 1986.
BRASIL. Cartilha do Participante: ENEM. 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2018.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
CANDAU, Vera Maria F. Interculturalidade e educação escolar. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2018.
FLEURI, Reinaldo Matias. Educação intercultural no Brasil: a perspectiva epistemológica da complexidade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 80, p. 277-289. 1999.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 6. ed. Tradução de Luís Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 13. ed. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução de Roberto Machado. 19. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2004.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.
FOUCAULT, Michel. Resposta a uma questão. FOUCAULT, Michel. Repensar a política. Ditos e escritos VI. Tradução de Ana Lúcia Paranhos Pessoa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. p. 01-23.
MORATO, Rodrigo A.; PRADO, Daniela de Faria. A redação do ENEM como gênero textual discursivo: uma breve reflexão. Cadernos ESPUC, n. 29, 2016. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p205-219
OLIVEIRA, Irene Dias de. Religião e as teias do multiculturalismo. São Paulo: Fonte Editorial, 2015.
ORLANDI, Eni. Análise de discurso. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2003.
RODRIGUES, Maria Beatriz. Interculturalidade: por uma genealogia da discriminação. Psicologia & Sociedade [online]. 2007, v. 19, n. 3, p. 55-61. https://doi.org/10.1590/S0102-71822007000300009
SEN, Amartya. Identidade e violência: a ilusão do destino. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2015.
SILVA, Lucilia da; SOARES, Katia. A intolerância religiosa face às religiões de matriz africana como expressão das relações étnico-raciais brasileiras: o terreno do combate à intolerância no município de Duque de Caxias. Revista EDUC, v. 1, n. 3, 2015.
WALSH, Catherine. La educación intercultural en la educación. Peru: Ministerio de Educación, 2001. Mimeografado. In: CANDAU, Vera (Org.). Diferenças culturais e educação: construindo caminhos. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011. 212p.
DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i1.16132
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.