Das práticas sociais ao conteúdo temático: interfaces da intervenção no gênero redação do Enem

Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, Ana Paula de Sousa Bacelar

Resumo


Este trabalho analisa as propostas de intervenção apresentadas nas redações modelares do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2016. A partir da propositura do tema intolerância religiosa, a interculturalidade é gestada em um contexto de admissão do acirramento das lutas por reconhecimento de identidades e de direitos nas sociedades contemporâneas. O espaço destinado à intervenção emerge como campo de tensão, forjado no embate de forças entre diferentes agentes sociais aos quais é atribuído o papel de dirimir, controlar e aplacar conflitos. Utilizando-nos do aparato teórico-metodológico da Análise do Discurso de matriz francesa, dos pressupostos foucaultianos acerca de poder e discurso, e considerando as peculiaridades do itinerário histórico nacional, pretendemos examinar as ocorrências, a complementariedade de ação e a hierarquização dos agentes atuantes na intervenção e, assim, reconhecer os desdobramentos e as nuanças da complexa trama discursiva formada em torno da convivência e dos intercâmbios culturais no Brasil.

Palavras-chave


Redação do Enem; Intolerância Religiosa; Interculturalidade; Discurso.

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v22i1.16132

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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