Quebrando as convenções do ensaio na aula de expressão escrita: poesia narrativa – uma análise textual de resposta, significado e forma

Candace Mitchell

Resumo


Este artigo analisa, em primeiro lugar, as diferentes respostas de três pessoas ao lerem a versão inicial de um mesmo trabalho apresentado em uma aula de produção escrita para alunos universitários de Inglês como Segunda Língua. A análise enfatiza as diferentes maneiras em que um texto pode ser lido e como essas “leituras” são motivadas ideologicamente. O primeiro leitor lê o texto da perspectiva de um prescritivista, o segundo lê buscando o significado, embora seja desviado por presunções errôneas em termos de estrutura do texto, e o terceiro lê o texto pelo que é: um poema. A autora apresenta a seguir uma detalhada análise temática e lingüística do mesmo texto e, nesse processo, quebra noções pré-concebidas sobre como o significado é transmitido, a coesão é mantida, e o
sentido se dá pela experiência, nesse caso, quando o aluno é solicitado a escrever algo autobiográfico. A análise detalhada ilumina a complexidade inerente a um texto que, em determinado contexto, poderia receber pouca ou nenhuma atenção que não fosse para solicitar uma re-escrita. Ao final, o artigo levanta questões sobre os limites impostos pelo letramento em escrita acadêmica a alguns dos alunos mais potencialmente criativos.


Palavras-chave


ensino de produção escrita em língua estrangeira; análise narrativa; respostas à escrita acadêmica; escrita criativa vs. escrita acadêmica

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v12i2.15722

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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