Reler Benveniste, ensinar a língua: o que pode a Enunciação oferecer ao professor?

Adriana Pozzani de La Vielle e Silva

Resumo


Neste trabalho, repensamos a prática de ensino de Português, especialmente o estatuto comumente dado ao chamado “erro de Português”. Nessa direção, a teoria de Émile Benveniste serve de base para abordar a relação entre, de um lado, saber língua e, de outro, saber sobre língua. Após ler um texto escrito por L.F.Verissimo e repensar a prática docente a fim de nela inserir uma reflexão acerca da singularidade do homem na língua, indicamos algumas contribuições que um ponto de vista teórico enunciativo pode oferecer a essa atividade de ensino. Em linhas muito gerais, demonstramos o fato de que o ensino de língua não pode apagar a (inter)subjetividade inerente ao ato de colocar em funcionamento a língua.


Palavras-chave


singularidade; intersubjetividade; erro de Português; ensino

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v12i2.15720

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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