O papel do auto-conceito na motivação de alunos brasileiros no contexto do inglês como língua estrangeira
Resumo
Este estudo qualitativo, conduzido em uma escola pública no Brasil, trata da influência dos fatores pessoais – crenças, expectativas e auto-conceitos na motivação de alunos para aprender inglês como língua estrangeira, à luz das teorias do “eu”. Essas teorias enfatizam a força das percepções que os indivíduos têm de si mesmos, das aulas de inglês e do processo de aprendizagem enquanto reguladoras do comportamento, as quais podem influenciar o grau de engajamento dos alunos no aprendizado da L2. Os resultados apresentados neste artigo mostram como os fatores pessoais podem desencadear ou impedir a motivação e como eles são sensíveis às condições do contexto de aprendizagem, como por exemplo, os recursos oferecidos pela escola. Apresentamos também estratégias para lidar com a motivação dos aprendizes, apesar das restrições contextuais comumente observadas nas escolas públicas brasileiras.
Palavras-chave
auto-conceito; motivação do aluno; ensino e aprendizagem de inglês
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PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v12i2.15719
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Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
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