O papel da instrução na aquisição do Espanhol como L2: um estudo sobre o se – operador aspectual como delimitador

Elena Ortiz Preuss, Ingrid Finger

Resumo


Este artigo visa a analisar o papel da instrução formal na aquisição do conhecimento implícito sobre o pronome SE, como operador aspectual em espanhol, por aprendizes brasileiros. O estudo foi desenvolvido com aprendizes, divididos em dois grupos, um experimental e outro de controle, que participaram das etapas de pré e póstestagem. As tarefas envolviam atividades de compreensão, que exigiam justificativa para as respostas, e de produção de frases. O grupo experimental foi também exposto à instrução formal sobre o uso do pronome SE em espanhol durante duas semanas de aulas. A análise dos dados revelou que a intervenção pedagógica realizada aumentou o grau de acurácia em ambas as tarefas, confirmando assim as predições da Hipótese da Interface Fraca com relação à interação entre conhecimento implícito e explícito na aprendizagem de L2.


Palavras-chave


instrução; aspecto; pronome SE

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v12i2.15718

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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