Portfólio empresarial digital: gênero do discurso ou suporte textual?

Rosângela Hammes Rodrigues, Moacir Jorge Rauber

Resumo


Neste artigo, objetivamos responder à seguinte questão: o portfólio empresarial é um gênero do discurso ou um suporte de textos? Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e de análise de dados. Na parte bibliográfica, conceituamos portfólio, a partir de fontes diversas, e gêneros do discurso e suporte de textos, a partir de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2003), respectivamente, com vistas a aproximar os conceitos citados. Na análise de dados, analisamos dois portfólios empresariais digitais, correlacionando-os às características de gênero e de suporte. Como resultado, consideramos que o portfólio empresarial constitui-se como um gênero do discurso, cujo nome provém do/remete ao suporte textual do portfólio analógico (impresso): porta-folhas. Assim sendo, a incerteza de se caracterizar o portfólio empresarial como gênero vem menos do fato de se ver nele características de gênero, mas antes da polissemia do termo portfólio, que pode significar um suporte de estocagem de uma coletânea de textos/folhas ou um gênero do discurso.

Palavras-chave


portfólio empresarial; gêneros do discurso; suporte de textos; enunciado

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v12i2.15714

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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