Um estudo de caso sobre o ensino de língua estrangeira: contrastando lei, teoria e prática

Luciana Iost Vinhas

Resumo


O trabalho trata do ensino de língua inglesa em escolas localizadas em uma cidade do Sul do Brasil. É proposto que se contrastem lei, teoria e prática, sendo apresentados os conteúdos, os procedimentos didático-pedagógicos e os objetivos subjacentes identificados na observação de cinco cadernos de alunos matriculados em cinco escolas públicas de Pelotas. A reflexão propõe que, para que ocorra o exercício da cidadania, seria necessário trabalhar, pelo menos, a leitura e a produção textual em sala de aula. Também é importante que se pense sobre o estatuto da disciplina de língua estrangeira nas escolas, devendo haver mais diálogo entre teoria, lei e prática.

Palavras-chave


ensino; língua estrangeira; lei, teoria e prática

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v12i1.15708

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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