Funções da alternância de línguas na sala de aula de inglês como segunda língua

Heloísa Augusta Brito de Mello

Resumo


Retomando o debate sobre o papel da primeira língua (L1) no processo de ensino e aprendizagem de uma segunda (L2), este estudo focaliza as funções da alternância de línguas em uma sala de aula de Inglês de uma escola de imersão localizada na região Centro-Oeste do Brasil. O grupo de alunos é composto, na sua maioria, por crianças entre 7 e 9 anos de idade, falantes do português como L1. Para examinar tais funções, adoto como metodologia de pesquisa os princípios da etnografia educacional e, como perspectivas teóricas, a sociolingüística interacional, a lingüística funcionalista e a teoria sociocultural. Os resultados mostram que a alternância de línguas proporciona melhor interação na sala de aula, visto que assume importantes funções comunicativas, regulatórias e instrucionais.

Palavras-chave


mudança de código; funções da mudança de código; alternância de línguas; escolarização bilíngüe

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v12i1.15703

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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