Contribuições da Teoria da Relevância para a prática de interpretação de textos: uma ilustração por meio de textos de humor

Marcos Goldnadel, Rita de Cássia Oliveira

Resumo


A Teoria da Relevância constitui, atualmente, um dos importantes paradigmas em Pragmática. O propósito deste artigo é apresentar possíveis contribuições dessa teoria à prática de interpretação de textos em sala de aula a partir da análise de textos de humor. São apresentados alguns conceitos fundamentais da teoria, com base nos quais é realizada uma análise de textos humorísticos. Em seguida, realiza-se uma reflexão sobre a prática escolar da atividade de interpretação de textos à luz dos conceitos da Teoria da Relevância, propondo-se atividades de leitura voltadas à conscientização do caráter inferencial do processo de interpretação de enunciados.


Palavras-chave


Teoria da Relevância; implicatura; inferência; interpretação textual; ensino

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v12i1.15697

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons