Estudo exploratório de uma comunidade no contexto de ensino-aprendizagem de inglês instrumental

Silvia Matravolgyi Damião

Resumo


Com o objetivo de melhor compreender o contexto em que um curso de inglês instrumental está inserido, este trabalho procurou analisar como os alunos de uma faculdade de engenharia, matriculados no curso de inglês instrumental oferecido no primeiro ano de graduação, descrevem e entendem o contexto institucional em que tal curso está inserido, como o comparam ao curso de línguas proposto e como entendem a proposta pedagógica desse curso. Tal análise teve por objetivo verificar se existem elementos constitutivos de uma comunidade nesse contexto. Para tanto, os alunos participaram de uma conversa semi-estruturada, que foi analisada à luz de categorias comuns a diversas conceituações de comunidade existentes na literatura e discutidas ao longo do artigo. Os resultados mostraram que o contexto institucional parece englobar elementos constitutivos de uma comunidade, ao passo que o curso de inglês instrumental não se constitui como uma comunidade, permanecendo, na percepção dos alunos, apenas um curso que tem uma proposta pedagógica diferenciada dentro de um contexto muito singular.

Palavras-chave


comunidades; ensino-aprendizagem; inglês instrumental

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v11i2.15692

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons