Perífrases [V1 (E) V2] em gêneros escritos: propostas para um ensino de gramática baseado no texto
Resumo
À luz do referencial teórico do funcionalismo norte-americano, trato da perífrase [V1 (E) V2], em que V1 é o verbo auxiliar gramatical e V2 é o verbo principal lexical. Nesse tipo de perífrase, V1 é um verbo como IR, CHEGAR, PEGAR, que, prototipicamente, adiciona um traço de repentino e/ou surpreendente ao evento denotado por V2. Utilizando dados provenientes de fontes diversas, analiso o grau de disseminação da perífrase [V1 (E) V2] no português brasileiro contemporâneo escrito. Verifico que essa perífrase aparece em diferentes gêneros de discurso escrito, especialmente naqueles que permitem a manifestação de estilos informais. Todavia, aponto que a perífrase sob estudo aparece também em gêneros escritos formais. Além disso, apresento algumas sugestões a respeito de como abordar a perífrase [V1 (E) V2] em salas de aula de níveis fundamental e médio, defendendo que a análise de qualquer aspecto da gramática deve ser feita com base em textos de diferentes gêneros orais e escritos.
Palavras-chave
perífrase [V1 (E) V2]; gênero de discurso escrito; funcionalismo
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v11i2.15686
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.