Aquisição do léxico em língua estrangeira: da aplicação de práticas cooperativas e seus resultados
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa realizada com falantes de português no aprendizado do léxico de língua inglesa como língua estrangeira. A pesquisa objetiva avaliar se práticas cooperativas facilitam a aquisição do vocabulário. Em função de sua dinâmica peculiar, tais práticas promovem a cooperação e a interação, favorecendo e estimulando a negociação do significado em ambiente emocionalmente distenso. Para o estudo, foram elaboradas cinco atividades segundo o molde cooperativo, aplicadas em uma turma de nível pós-iniciante. Os resultados foram avaliados através de pós-testes, comparados àqueles obtidos em uma turma de controle. Nesta, os alunos estudaram o mesmo conteúdo por meio de atividades que não exigiam padrões de interação ou cooperação, mas responderam aos mesmos testes para efeito comparativo. Os resultados finais mostram-se claramente favoráveis ao grupo que realizou as atividades cooperativas, sugerindo haverem exercido efeito positivo sobre a aquisição.
Palavras-chave
interação, cooperação, vocabulário
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v11i1.15678
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.