Leitura compreensiva: o processo instrucional

Graciela Inchausti de Jou, Tania Mara Sperb

Resumo


Nos últimos anos, avaliações nacionais e internacionais sobre a educação formal indicaram baixo desempenho em compreensão de leitura por parte de alunos brasileiros, tornando esse aspecto um desafio para o sistema educacional. Este estudo investiga a dinâmica da interação professora-alunos na tarefa de leitura de textos. São analisadas as verbalizações da professora, executora do programa de instrução de leitura compreensiva, e as verbalizações dos alunos, engajados no processo de reflexão acerca dos aspectos envolvidos na leitura. Os resultados mostram que é possível desenvolver as habilidades cognitivas necessárias para uma leitura mais eficiente, no contexto tradicional de sala de aula. Isso requer, contudo, o conhecimento, por parte dos professores, de variáveis que influem na leitura compreensiva, como as trabalhadas nesta investigação: estruturas textuais e características cognitivas dos leitores.

Palavras-chave


leitura compreensiva; estrutura textual; metacognição; psicologia instrucional

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v11i1.15677

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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