Leitura compreensiva: o processo instrucional
Resumo
Nos últimos anos, avaliações nacionais e internacionais sobre a educação formal indicaram baixo desempenho em compreensão de leitura por parte de alunos brasileiros, tornando esse aspecto um desafio para o sistema educacional. Este estudo investiga a dinâmica da interação professora-alunos na tarefa de leitura de textos. São analisadas as verbalizações da professora, executora do programa de instrução de leitura compreensiva, e as verbalizações dos alunos, engajados no processo de reflexão acerca dos aspectos envolvidos na leitura. Os resultados mostram que é possível desenvolver as habilidades cognitivas necessárias para uma leitura mais eficiente, no contexto tradicional de sala de aula. Isso requer, contudo, o conhecimento, por parte dos professores, de variáveis que influem na leitura compreensiva, como as trabalhadas nesta investigação: estruturas textuais e características cognitivas dos leitores.
Palavras-chave
leitura compreensiva; estrutura textual; metacognição; psicologia instrucional
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v11i1.15677
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons.