Estudo das interações mediadas por um serviço de tutoria pela Internet

Marcelo Giordan, Silvia Dotta

Resumo


Este trabalho analisa aspectos do discurso escrito em interações virtuais, de sua aplicação em atividades educacionais, das características da linguagem utilizada em comunicação mediada por computadores, dos aspectos sociais e tecnológicos que interferem nessa comunicação. Partimos das hipóteses de que o pensamento se constitui em situações mediadas por linguagens diversificadas e que um processo de tutoria pela Internet, fundado na dialogia, amplia a qualidade e a quantidade dos enunciados de professores e alunos.Desenvolvemos um sistema de tutoria on-line que permitiu o registro de interações virtuais em atividades de ensino a distância. Analisamos dois episódios de interação mantidos nesse sistema e examinamos como a alternância e a mutação dos gêneros discursivos podem interferir na atuação de alunos e professores.


Palavras-chave


interação verbal; dialogia; tutoria pela Internet, diálogo virtual

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v11i1.15676

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons