Etnografia e ensino de línguas estrangeiras: uma análise exploratória de seu estado-da-arte no Brasil
Resumo
Este artigo exploratório tem por objetivo analisar de que maneira a etnografia como lógica de investigação (Green, Dixon e Zaharlick, 2005) tem sido adotada tanto como um procedimento orientador quanto aplicado em pesquisas de Inglês como Língua Estrangeira no Brasil. O corpus é composto por trinta e sete resumos de dissertações de mestrado disponíveis no Banco de Teses on-line da CAPES (Coordenação de Amparo à Pesquisa e Ensino Superior). Os descritores ensino de línguas, etnografia, etnográfico e etnográfica foram escolhidos com o intuito de selecionar os resumos que de algum modo estivessem relacionados a etnografia e ensino de línguas, tanto como uma lógica de investigação, ou como ferramenta de coleta e análise de dados. Os resultados sugerem que a etnografia tem sido mais usada como um instrumento de análise do que como uma lógica de investigação, fato que aponta para a necessidade de a pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira levar em consideração desenhos metodológicos mais focados e transparentes no campo da Pesquisa Qualitativa.
Palavras-chave
pesquisa em ensino e aprendizagem de língua estrangeira; etnografia como lógica de investigação; pesquisa qualitativa
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/rle.v10i2.15668
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Qualis: A1 (Letras, 2016)
ISSN (digital): 1983-2400
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