Por uma engenharia da leitura Construindo trajetórias para a leiturização

Ormezinda Maria Ribeiro

Resumo


Neste trabalho pretendemos mostrar a importância da formação de leitores capazes de ler o implícito do texto e que o ensino de gramática na escola não deve ser visto somente no plano da nomenclatura, sem maiores preocupações com a relação língua/pensamento, mas deve, sobretudo, subsidiar a compreensão da leitura e propiciar a proficiência na escrita. Assim, apresentamos uma reflexão acerca das contribuições da Análise do Discurso (AD), da Lingüística Textual, e da Lingüística da Enunciação para a construção da leitura. O texto foi escrito com base em observações feitas a partir de uma pesquisa sobre leitura, realizada durante dois anos na Universidade de Uberaba: Construindo Trajetórias para a Leiturização e em uma vasta bibliografia sobre o tema, fóruns de discussão, seminários e estudos e organiza-se em duas partes: a primeira traz uma reflexão sobre o tema e a segunda intenta fazer uma leitura de um texto publicitário partindo das discussões teóricas apresentadas.


Palavras-chave


leitura; teoria -prática; pesquisa

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v6i2.15575

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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