Leitura compreensiva um estudo de caso

Graciela Inchausti de Jou, Tânia Mara Sperb

Resumo


O presente estudo tem como referencial teórico o enfoque de processamento de informação, o qual permite considerar o processo de leitura compreensiva como uma situação de resolução de problema. Desta maneira, a decodificação das letras constitui-se como o estado inicial do problema e a compreensão do texto, o estado final. Ao longo desse processo de compreensão, as estratégias cognitivas e metacognitivas do leitor interagem com as estruturas do texto (micro, macro e superestrutura). Neste trabalho, baseado em um estudo de caso, analisam-se os procedimentos de leitura de uma professora de Português. Utilizaram-se: notas de campo, entrevistas semiestruturadas e leituras gravadas em áudio. Discute-se ainda sobre a possibilidade de ensino destes procedimentos no contexto formal de aprendizagem escolar.


Palavras-chave


cognição, processamento de informação, metacognição, macroestructura

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v6i2.15572

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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