“É pesquisa, é? Ah, não quero, não, bem!” Sobre pesquisa acadêmica e sua relação com a prática do professor de línguas

João A. Telles

Resumo


Este ensaio apresenta questões polêmicas a respeito da relação entre a pesquisa acadêmica e a prática do professor de línguas nas escolas. Essas questões são: a importância da contribuição do professor para a produção do conhecimento, a distinção entre conhecimento produzido pela universidade e o conhecimento pessoal e prático do professor, o princípio e ética da cooperação, entrada no campo, assim como o relacionamento entre professor e pesquisador. Em seguida, são apresentadas sínteses de cinco modalidades de pesquisa qualitativa com seus respectivos métodos de coleta de materiais documentários, os quais podem atenuar a polêmica ou estabelecer elos de ligação entre a pesquisa acadêmica e a prática pedagógica do professor.


Palavras-chave


pesquisa acadêmica, prática do professor, pesquisa qualitativa

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v5i2.15560

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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