Ensinar ou não a gramática na escola Eis a questão

Ormezinda Maria Ribeiro

Resumo


Neste texto, esperamos suscitar uma reflexão acerca do ensino de gramática na escola, tendo como base o processo histórico que o institucionalizou. Pretendemos esclarecer o conceito de gramática, que não está bem delimitado e considerar que disso decorrem várias conseqüências, tais como os rumos da própria aplicação desse ensino e sua validade diante dos objetivos propostos. Apresentamos definições e concepções de gramática e de linguagem, bem como os tipos de ensino que norteiam nosso trabalho na escola, fazendo uma reflexão acerca das propostas das três correntes da gramática com o propósito de verificar em que sentido as abordagens das mesmas podem fornecer subsídios para uma prática pedagógica do ensino da gramática, considerando: Qual o objetivo do ensino de gramática na escola, do nível fundamental ao superior? Que concepções de linguagem subjazem às teorias propostas? Qual o público para o qual é dirigido o ensino de gramática?


Palavras-chave


Gramática; Ensino; Linguagem

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v4i1.15531

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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