Invisible culture and cultural variation in language use: Why language educators should care

Pedro M. Garcez

Resumo


Neste ensaio discuto evidências teóricas e empíricas para caracterizar uma relação entre cultura e comportamento comunicativo situado, considerando especialmente o modo como se dá a conexão entre a fala-na-interação e os modos de comportamento culturalmente adquiridos pelos participantes. Uma breve revisão histórica das principais tradições de pesquisa que examinam a ligação entre língua e cultura introduz o leitor à sociolingüística interacional e às abordagens microetnográficas relacionadas à questão. Atenção especial é dada aos conceitos chave formulados pelos etnógrafos da comunicação (maneiras de falar, cultura invisível e competência comunicativa). Esses conceitos permitiram que a pesquisa sociolingüística recente buscasse e descrevesse ¾ sem necessariamente ter que se preocupar com os estados mentais dos participantes ¾ a conexão aparentemente perfeita entre cultura e uso da língua na interação social. Em seguida, faz-se um levantamento de estudos representativos em alguns dos domínios da cultura invisível. Finalmente, discutem-se as razões por que os professores de língua deveriam ter interesse em refletir sobre as questões que envolvem a interface entre cultura e uso da língua na condução da interação social.


Palavras-chave


cultura ivisível, competência comunicativa, análise conversacional, pragmática

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v1i1.15473

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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