As Características Cognitivas e Comportamentais de Crianças com Baixa Memória de Trabalho

Lidiomar José Mascarello

Resumo


Este artigo tem por objetivo explorar os conceitos de memória de trabalho e atitudes comportamentais de crianças com deficiências ou baixos índices nessa memória. Foram selecionados estudos que pesquisam essas características em crianças em idade escolar. As habilidades cognitivas que nos interessam aqui são as seguintes: desempenho acadêmico em leitura e vocabulário. Em relação ao comportamento,interessa-nos o comportamento em sala de aula. As pesquisas, especialmente de Alloway(2009) e colaboradores, defendem que crianças com baixos índices de memória de trabalho travam verdadeiras batalhas para conseguir alcançar um desempenho acadêmico aceitável. Mesmo assim, seu desempenho é abaixo da média das criançascom índices normais de memória de trabalho e, infelizmente, a maioria dos professores não identificam essas dificuldades como relacionadas à capacidade de memória de trabalho. Normalmente, tais dificuldades são atribuídas a outros fatores, como falta de concentração e hiperatividade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v16i2.15456

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons