Introdução do Ensino da Língua Inglesa em Fases Iniciais do Ensino Escolar: a experiência do Londrina Global

Telma Gimenez et al.

Resumo


O ensino de inglês para crianças no Brasil é uma iniciativa recente que tem demandado esforços de gestores públicos para promover mudanças curriculares, mesmo diante da ausência de políticas claras sobre como geri-las.  Neste artigo apresentamos alguns dos desafios do projeto “Londrina Global”, que promoveu a inserção dalíngua inglesa em escolas municipais. De acordo com o ciclo de planejamento de projetos (Tribble, 2012), abordaremos as etapas de formulação, implementação e avaliação do projeto pela equipe da Secretaria Municipal da Educação e discutiremos os seguintes aspectos: a) orientações curriculares; b) avaliaçãoda aprendizagem; c) materiais didáticos; d) formação de professores. Em virtudede sua característica de projeto, este ainda não alcançou a universalização da oferta, fato que acirra a heterogeneidade nas salas de aula. Faz-se necessário estabelecer essa universalização por meio da adoção do projeto como política pública.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v16i2.15451

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

A Revista Linguagem & Ensino adota a política de acesso aberto conforme a Licença BY-NC-ND 2.5 BR da Creative Commons