O letramento para os professores alfabetizadores: concepções e saberes dos docentes

Denise Pollnow Heinz, Rosana Mara Koerner

Resumo


O presente estudo tem como objetivo apresentar resultados da pesquisa que buscou compreender como as noções de letramento estão presentes na voz dos professores alfabetizadores de uma rede de ensino do sul do Brasil. A pesquisa junto aos professores foi do tipo levantamento ou também chamada de survey e obteve retorno de 138 questionários, sendo 43% dos 318 professores que atuam nos primeiros e segundos anos do ensino fundamental da referida rede de ensino no ano de 2012. Após a exposição de um breve perfil dos professores alfabetizadores participantes da pesquisa, serão apresentadas as análises referentes à questão que busca o que o professor alfabetizador entende por letramento. Como principais resultados destacam-se a variedade de compreensões de letramento que os professores declararam e a presença de concepções aproximadas do conceito de alfabetização. Os principais autores de referência são Soares (2004a, b), Kleiman (1995) e Tardif (2002).

Palavras-chave


Professores alfabetizadores; letramento; saberes dos docentes

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DOI: https://doi.org/10.15210/rle.v16i1.15439

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Qualis: A1 (Letras, 2016)

ISSN (digital): 1983-2400

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